Quem trabalha com desenvolvendo de software para diferentes plataformas sabe o quanto é importante a praticidade das máquinas virtuais. Até então, para quem tinha Windows Home, a solução era instalar softwares tal como Oracle VirtualBox. O Hyper-V da Microsoft, por padrão, nas versões workstation só vem habilitado para executar em Windows Professional. Porém existe um truque para fazer funcionar no Windows Home.
Os arquivos necessários para funcionar o Hyper-V em Windows Home já estão lá. É necessário executar alguns comandos para registrar seus pacotes.
Faça backup dos seus arquivos e crie um ponto de restauração. Rode por sua conta :o).
Crie um arquivo .bat com o seguinte conteúdo.
@echo off
for %%i in (%SystemRoot%\servicing\Packages\*Hyper-V*.mum) do (
Dism /online /norestart /add-package:"%%i"
)
Dism /online /enable-feature /featurename:Microsoft-Hyper-V -All /LimitAccess /ALL
Abra um prompt em modo administrador e execute. Será necessário reiniciar a estação.
Pronto, após isso podemos ir no menu iniciar e digitar "ativar recursos" e selecionar "Ativar ou desativar recursos do Windows". Confirme se os recursos de "Plataforma de Máquina Virtual" e "Plataforma do Hipervisor do Windows" estão selecionados.
Se pesquisar no menu iniciar poderá localizar o Gerenciado de Hyper-V.
Fique atento que o Hyper-V não suporta todas distros Linux, tal como Fedora. Confira a lista.
Você até consegue instalar e rodar uma distro Linux fora desta lista, porém não conseguirá instalar o LIS (Linux Integration Services), que otimiza a execução e fornece recursos de integração com o host.